sábado, 15 de setembro de 2012

Pirataria VS Direitos Autorais

Arquivado em:

http://situado.net/o-plagio-de-textos-dos-blogs/

http://www.icesp.br/textualonline/index.php?option=com_content&view=article&id=63:cuidado-plagio-e-crime&catid=4:atualidades&Itemid=4#comments






























Olá como vão? espero que bem. Trataremos agora de um tema que gera calorosas discussões, tanto no mundo tecnológico quanto no econômico-social: O desrespeitos dos direitos autorais.
Você ja deve ter ouvido, lido ou visto algo sobre esse tema, se não, sem problemas !!! Vou explicar melhor sobre todo esse mundo, que é o motivo dessa discussão.

Vamos começar com Direitos autorais: O que é exatamente? O que pode ou não fazer com obras dos outros? Vamos tratar, nessa postagem, de direitos autorais e todo o direito que cabe ao autor de obras intelectuais, literárias, artísticas, musicais. Emfim, tudo que é produzido normalmente tem direitos autorais e um pagamento que se faz a quem produziu, ou pelo menos dar crédito a quem fez aquele conteúdo. Nada mais justo né ? O sujeito passou várias horas trabalhando nisso, mesmo que ele não tenham passado muito tempo, a ideia surgiu dele, então temos que remunerá-lo e dar créditos a ele.Esse C e a marca que mostra que todos os direitos autorais estão senso preservados.
http://www.meubit.com/computador/internet-redes/lei-dos-direitos-autorais-sera-atualizada/

http://alexandrepcoelho.blogspot.com.br/2011/01/pirataria-e-os-crimes-nossos-de-cada.html































A pirataria, é uma forma de desrespeitar os direitos autorais. Por exemplo, baixei o filme "Os Pinguins do Papai", bem rapidinho, não paguei nada, e assisti no meu computador. Prático né? Não paguei nada, assisti sossegado...Mas vamos ver o outro lado da moeda: O filme foi orçado em US$ 55 Milhões e eu não paguei nada por ele, mas quem fez(e teve a ideia,) gastou muito dinheiro e tempo. Quem fez o filme está tendo prejuízos por que está gastando muito e ganhado pouco, pois a quantia que era pra ser repassada à ele, não é, por causa da pirataria.
Nesse caso do filme, quem baixa/compra, também participa do processo de pirateamento, pois 'não há vendedor sem cliente' e também se considera crime, pois estou tirando vários milhões de quem fez o filme.

Outro agravador é o Plágio, onde uma pessoa se apropria do trabalho de outra, atribuindo seu nome à mesma. Esse é outro desrespeito aos direitos autorais e, um crime. Em algumas faculdades, o aluno é banido caso for pego plagiando trabalhos/artigos de outrem, podendo nunca mais entra em nenhuma faculdade. O plágio está presente em várias áreas que se utilizam da criatividade humana, como a música, a pintura, os comercias, dentre outras.
O plágio deve ser realmente tratado como crime, é isso que vai mudar a mentalidade das pessoas e colocar desde cedo nas escolas o plágio como atitude inadmissível, repugnante e passível de punição. Ai sim vamos parar de plagiar e ser originais.

Poderíamos transformar a pirataria em uma atividade legal, e em vez de piratas, seriam distribuidores dos filmes. Citando o exemplo dos jogos demos(demostração) e o filme "Tropa de Elite" que vazou, as versões pirateadas do filme cresceram em larga escala e muitas das pessoas que viram o filme, ficaram ansiosas para ver o filme na versão original, nos cinemas, e logo após, em DVD. Por isso, essa poderia ser uma boa estratégia do mercado cinematográfico, uma macrodistribuição, ramificada, que atingiria até aqueles públicos mais distantes. As demos dos jogos são uma boa ferramenta para mostrar a novidade sem dá-los de graça. O argumento mais ouvido da escolha dos 'piratas' em detrimento aos originais, é que filmes, CDs, jogos original ou quaisquer produto originais é muito caro. Mas você já pensou quanto foi gasto na produção deles? Isso é o que devemos pensar.

Temos também o plágio aqui nos blogs e gente ganhando dinheiro com as idéias dos outros essa é outra campanha muito interessante que o Blog Descomplicando a Informática apoia que é fim do Plágio na blogosfera.
http://ctricocintilante.blogspot.com.br/2010/07/plagio-indignacao.html

E vocês caros leitores o que a cham? Gostaram da postagem ? Então comenta. Não custa nada e ainda faz um bem danado, o que na sua opinião poderia melhorar para acabar o plágio e a pirataria? O que acha dos empregos informais que são criados pela pirataria que deixariam de existir ?  Isso geraria mais desempregados nas ruas ? Então opine. Espero suas críticas e elogios nos comentários. Vamos discutir pessoal, só assim avançamos. Claro, que seja uma discussão que traga frutos à sociedade como um todo.
Até a próxima !!!

PARA SABER MAIS:
http://piratariaedireitosautorais.blogspot.com.br/2011/07/pimenta-nos-olhos-dos-outros-e-refresco.html?showComment=1347467772853#c852386215365635985
http://www.ecad.org.br/viewcontroller/Publico/conteudo.aspx?codigo=48
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-144607/
http://wiki.icmc.usp.br/images/8/81/Plagio_Pirataria_RAFR.pdf
http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/638805
http://alexandrepcoelho.blogspot.com.br/2011/01/pirataria-e-os-crimes-nossos-de-cada.html

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Infelizmente a pirataria ainda é um grande problema em toda a nação mundial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois esse é realmente um mal mais fazer o que tentar parar e complicado fiscalização também e difícil.

      Excluir