sexta-feira, 10 de agosto de 2012

NEXUS 7 – O TABLET DO GOOGLE

Arquivado em:



Tablet do Google, como assim? Sim meu caro, isto mesmo.




Antes de falar sobre o nexus 7, faremos um breve relato sobre a história do Google. O site iniciou oficialmente seus trabalhos em 1998, fundado pelos estudantes da Universidade de Stanford (Califórnia – EUA), Larry Page e Sergey Brin. A princípio, O Google era um ‘motor de busca’ de páginas na web. Usava um sistema diferente dos que eram usados na época para tal, denominada de PageRank, que consistia em elencar as páginas que foram pesquisadas levando em consideração a relevância e importância destas. Assim, o site  ganhou notoriedade e passou de “simples projeto de escola” a um negócio lucrativo.

As buscas passaram a vir acompanhadas de anúncios publicitários e novos serviços surgiram. O Google cresceu muito nestes últimos anos, tanto financeiramente quanto em produtividade. Investiu no empreendimento comprando várias empresas. Ampliou sua escala de produtos e serviços em tecnologia, principalmente na web. Evidenciamos o Gmail, Youtube, Orkut, o browser Chrome e o Sistema operacional para dispositivos móveis Android. 




O foco do Google sempre foi o desenvolvimento de softwares, principalmente aplicativos de internet. Até que a empresa resolveu se aventurar no ramo dos aparelhos móveis, com o lançamento do Smartphone Nexus One. O mais recente e esperado lançamento da empresa neste segmento foi o tablet Nexus 7, anunciado no dia 27/06/2012, em um evento para desenvolvedores, o Google I/O. 

O projeto teve a coprodução da fabricante Asus, gigante da computação. O Google tem a vantagem de ser o proprietário do Android, podendo construir um aparelho compatível às ao sistema, além de ter as versões mais recentes deste. Apesar de vir com tudo de melhor e atual para o aparelho, o Nexus 7 custará bem menos do que os concorrentes, e promete brigar com as outras fabricantes. Vamos deixar de papo e mostrar as especificações do Nexus 7 :


 

- TELA

O Nexus 7 vem com uma tela multitouch(aceitando mais de um toque por vez) IPS HD de 7 polegadas e resolução de 1280x800 pixels, com tecnologia Gorilla Glass (feita de vidro mais resistente à arranhões). Segundo o Google, o formato da tela é ideal para e-books (livros digitais), jogos e vídeos. A tela foi muito elogiada pelos especialistas, por ser brilhante e nítida.



- SISTEMA OPERACIONAL

O Nexus 7 vem com a mais recente versão do Android, o 4.1 Jelly Beans, o que o torna veloz e correspondente às expectativas criadas sobre ele, além do custo ser menor pelo software ser de propriedade do Google. Possui um sistema inteligente e rápido de resposta à navegação na tela. Também um sistema de reconhecimento de voz, por onde o usuário pode executar comandos no aparelho e que também pode processar e emitir informações para o usuário. Também possui a ferramenta Google now, que dá informações em tempo real ao usuário.




- DESEMPENHO.

O nexus 7 terá um processador Nvidia Tegra 3 QuadCore (quatro núcleos de processamento, o primeiro tablet a ter essa quantidade) trabalhando a 1.3Ghz, oferecendo grande desempenho ao aparelho e que faz dele um tablet rápido, poderoso e com baixo consumo de bateria se comparado aos demais no mercado. Vem nas opções de 8GB ou 16GB de memória RAM. Possui entrada para cartão SD, porta HDMI, entrada micro USB, Bluetooth, Wi-Fi(802.11b/g/n) e GPS. Além da Tecnologia NFC (Near Field Communication) que permite o aparelho trocar dados e informações quando aproximado de outros.







Ainda não há previsão nem o preço do nexus 7 no Brasil, nos Estados Unidos o Tablet será vendido a partir 199 dólares(o valor dependerá das configurações escolhidas), o que dá aproximadamente 400 reais, um preço bastante atrativo. Nesta imagem podemos fazer uma comparação com outros tablets disponíveis no mercado:





O que acharam, será que o Google acertou na confecção do produto? Falta alguma coisa? Tirem suas conclusões!



REFERÊNCIAS



Comentários
1 Comentários

1 comentários:

  1. Pois é Micarla. Outro ótimo diferencial é a grande variedade de download de aplicativos para o tablet disponíveis no Google Play(Loja de aplicativos da Google).

    ResponderExcluir