quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Bateria de notebook,netbooks e celulares cuidados e como usar corretamente Pat 2.

Arquivado em:




















Vou começar essa parte com dúvidas que "todos" temos sobre as baterias dos portáteis e alguns mitos que rondam esse tema "todo" mundo já ouviu falar esses boatos de que a abateria vicia, mas não sabia por que ela viciava.Outro boato que ronda esse tema ( acho que você já ouviu falar) . Posso usar o meu notebook ou netbook na tomada e tirar a bateria? ou essa, deixar o notebook na tomada com a bateria mesmo ela depois de carregada danifica a bateria? Tenho que descarregar a bateria até o final?.

O blog Descomplicando a Informática vai esclarecer essas dúvidas para você caro leitor.


A bateria vicia? Como vimos na primeira parte dessa reportagem depende do tipo de material da mesma, se ela for de Ni-CD e Ni-Mh ela tem uma chance muito grande a viciar e se não tomadas os devidos cuidados  já a de Íon-li tem um chip que controla essa carga e descarga o que faz com que ela não vicie.

Posso usar o notebook na tomada sem a bateria? Deve, esse é um costume que vai aumentar ainda mais a vida útil da sua bateria com esse hábito e o de ter aqueles cuidados que foi dito na primeira matéria sua  bateria vai durar muito mais do que ela duraria normalmente é isso é muito bom por que você não vai precisar trocar a bateria do seu notebook  e vai poder durar ai  2 a 3 anos em média com a mesma bateria a que veio no seu aparelho.

Assistir filme com um DVD no seu computador gasta mais energia do que assistir filme que você baixou para o seu HD isso se dá por que o Driver de DVD gasta mais energia do que seu HD e se o Sistema de armazenamento for de SSD gasta menos energia ainda.

Deixar o computador em" standby" quando não estiver usando não gasta energia? Na verdade gasta todo modo standby gasta energia pouca energia se comparado ao equipamento ligado mais gasta.




















Dispositivos USB gastam a bateria, sim dispositivos com esse padrão consomem energia ao estar conectados, tem dispositivos que até são carregados por USB por isso modem 3G, Pen drive, HD Externo gastam a energia da bateria do seu notebook.




A bateria não pode ser guardada descarregada? Isso se dá por que as baterias têm um circuito que controla a carga e descarga e esse circuito tem que ser alimentado o ideal e deixar carregada até 60% para ai sim retirar.

Minha bateria já esta viciada o que fazer? Tem muitos vídeos e tutoriais na internet mostrando como tirar a bateria desse estado de vício mais nenhum tem sua eficácia comprovada, portanto o que eu indico mesmo é cuidar da sua bateria que veio no seu notebook, netbook ou celular para não precisar comprar outra pois os preços estão em média de R$ 200 dependendo do modelo.

Minha bateria ta dando conectada, mas sem carregar Algumas pessoas estão nessa situação e o que fazer nessa hora? Olhar se a bateria realmente está encaixada no notebook, o problema também pode estar no carregador ou então no aparelho.

- Teste a bateria de outro notebook no seu se funcionar normal beleza, agora teste a sua bateria em outro aparelho se funcionar passe para o próximo passo.

- Você veio do passo anterior então sabemos que a bateria estar boa, só no seu aparelho que ela está apresentando defeito então vamos examinar o carregador.Troque o carregador por outro e mantenha a bateria original do notebook.Se funcionar é seu carregador que está com problemas compre outro, se não funcionar passe para o passo seguinte.




- A sua bateria e seu carregador estão funcionando vimos isto nos testes anteriores então agora vamos examinar o aparelho. Atualizar a bios ( esse é um processo que tem riscos você pode perder a placa mãe do aparelho, então leve para um técnico examinar se for o caso), verificar se o driver está corretamente instalado ( o driver ensina ao sistema operacional a operar com o Hardware) se ocorrer um problema ai pode estar acarretando esse defeito, atualizar o sistema, esse defeito pode ser uma falha do sistema operacional e pode ser que instalando uma atualização melhore.

Espero que tenham gostado dessa nossa conversa e que essa nossa conversa gere frutos e vocês meus caros leitores usem essas dicas nos seus aparelhos  se sua bateria pifou , quando comprar a outra você já sabe que cuidados tomar. E se sua bateria ainda está boa cuide dela para que ela dure mais tempo.Se gostou do post deixa seu comentário e se não gostou também comenta, se gostou do blog pode se tornar um seguidor ou participar do nosso grupo no facebook (Blog Descomplicando a Informática). Obrigado e até o próximo Post.



Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Gostei muito do post um texto simples, de fácil entendimento e muito esclarecedor, está de parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário e voltem sempre espero ter ajudado abraço

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Agora sei que posso usar o notebook conectado apenas na tomada. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Gabi espero sempre ter sua participação aqui no blog e mais postagens que você goste e tire sua dúvidas.

      Excluir