terça-feira, 7 de agosto de 2012

Baterias de notebook,netbook e celulares cuidados e como usar corretamente Part 1

Arquivado em:


















Para começar nossa conversa o que é uma bateria?  Bateria e um conjunto de pilhas ligadas umas nas outras. A pilha e constituída de materiais que transformam energia química em energia elétrica. Dentro daquela pilha do controle remoto ou daqueles brinquedos que você tinha na infância . Os elétrons saem do pólo negativo para o positivo.Para carregar uma pilha ou bateria e só colocar os pólos iguais conectados (positivo no positivo e negativo no negativo)  os elétrons  irão seguir o caminho contrário , durante a recarga os produtos químicos são restituídos as condições originais.No final vou colocar dois link  um simulador da pilha de Daniel e de um vídeo no youtube quem se interessar  em saber como funciona e só entrar lá.

A bateria é um conjunto de pilhas que nas baterias são chamados de células que fazem suas reações químicas e produzem energia, essa energia e somada , e quanto mais células uma bateria têm mais energia ela fornece.E assim também  na bateria do seu notebook que você caro leitor está com ele agora acessando nosso blog e vendo essa matéria.















E o que é 1000 Mah( miliampere/hora) que tem na minha bateria de notebook? Essa é autonomia da sua bateria ou seja e a quantidade de energia que sua bateria vai fornecer a seu equipamento por hora.


As baterias dos portáteis são de três tipos:

-Bateria de Ni-CD : É a tecnologia mais antiga mais que possibilitou o uso das baterias como armazenadoras de energia apesar de ter sido um salto de inovação na época que foi criada hoje é vista como ultrapassada e pouco eficiente.Outro problema dessas baterias é o efeito memória (Minha bateria ta viciada), já escutou alguém falando isso e você não sabia o que significava? fica conectado aqui no Blog Descomplicando a Informática que você vai entender. Outro ponto negativo dessa bateria e que o seu material o cádmio e muito poluente a natureza.São mais resistentes ao calor, seu tempo de vida e de em média 1000 a 1500* ciclos.
-Bateria de Ni-Mh : Essa é a sucessora da Ni-CD mais muda pouca coisa em relação a mesma as diferenças são: é utilizado Hidreto metálico ao invés de cádmio isso a torna menos poluente, possui menos vulnerabilidade ao efeito memória, tem maior capacidade. São mais resistentes a temperatura  e tem uma vida útil de 500-800* ciclos.





















-Bateria de Íon-Li: Essas são as que estão presentes em todos os aparelhos portáteis da atualidade não tem efeito memória. Não são tão nocivas ao meio ambiente.Tem capacidade 2x maior que a de Ni-Mh e 3x maior que a de Ni-CD.São mais leves que as outras.Não precisa daquela primeira carga antes de usar o equipamento pela primeira vez já vem pronta para ser usada.Não precisa de ciclos completos de carga e descarga ( ou seja num precisa carregar até 100% nem descarregar até abaixo de 1%).Possui um chip que controla a carga e descarga este é responsável por esse tipo de bateria não viciar pois ele cessa a entrada de energia quando ela já está carregada evitando assim sobrecarga e não deixa também ela atingir o mínimo na descarga. São pouco resistente ao calor é possuem vida útil de em média 500* ciclos.




















*Esses valores dependem muito do uso da bateria por parte do usuário.Como por exemplo se ele coloca a tela com menos brilho economiza mais energia da bateria.Desligar os dispositivos que não estão sendo usados como por exemplo o bluetooth e se não tiver usando a rede sem fio também pode desligar.

 Mas afinal o que é esse efeito memória? 
Esse efeito que é mais conhecido como bateria viciada ocorre em baterias mais antigas como a Ni-CD e a Ni-Mh sem os devidos cuidados.Nas cargar e descargas elas parecem perder parte da sua capacidade este efeito acredita se que é causada formação de cristais nos componentes dessas baterias modificando a suas propriedades químicas.

E afinal o que são esses ciclos? É uma carga e descarga da bateria a cada processo desse tem-se um ciclo, se sua bateria for de Íon-Li suporta em média 500 ciclos de carga e recarga.

Cuidados com a bateria:
Dependendo do tipo da sua bateria e só retirar ela e olhar que vai ter de qual material ela e feito.

1- Se sua bateria for de Ni-CD :
  1.1-Tem que ser dada a primeira carga antes de usar no aparelho como manda o fabricante.

   1.2-Não deixar ela ultrapassar o 100% de carga nem descarregar menos que 1% pois acaba a bateria. e previne o efeito memória.
 
 2- Se sua bateria for de Ni-Mh :
   2.1-Também tem que ser dada a primeira carga como manda o fabricante.
 
    2.2-Cuidar da carga e descarga também não ultrapassar o 100% nem descarregar a menos que 1%.

3-Se a bateria for de Íon-li :
   3.1-Não precisa dessa primeira carga pois ela já vem pronta para uso.

   3.2-Não e necessário ciclos completos de carga e descarga sendo aconselhado carga de 100% e descarga de 40-50%.

   3.3- De tempos em tempos calibrar a bateria.No manual cada fabricante informa como fazer para cada tipo de modelo.

   3.4-Ter muito cuidado em lugares muito quentes pois essas baterias são sensíveis a temperaturas muito altas podendo até explodir.

Como saber se minha bateria está viciada?









































O diagnóstico é o seguinte, se quando você compro sua bateria ela durava 3 horas e agora ta durando menos tempo, já é um forte indício de que ela está viciada.














Continua no próximo Post.







http://www.youtube.com/watch?v=6d-yN-PKCGI


Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. boa matéria sargento. Essa de não precisar dar a primeira carga nas baterias Íon-li eu ( e acho que muita gente) não sabia. Inclusive ainda tem muito vendedor de portateis recomendando essa primeira carga.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou doutor mas é mesmo tem muito informação que muita gente não sabe por isso fiz esse post para ajudar a todos que gostam da área ou mesmo quem não gosta mais tem um notebook.

    ResponderExcluir