terça-feira, 14 de agosto de 2012

Poeira o principal inimigo dos equipamentos de informática prevenção e correção .Part 1

Arquivado em:























Vamos começar nossa conversa presado leitor falando de um assunto que ta bem no nosso cotidiano: a poeira em equipamentos de informática. Esse e sem dúvida um dos maiores vilões dos aparelhos de informática. Como mostrado nas figuras, a poeira junta e fixa de uma forma que pode dar um trabalhão para tirar. É por isso que é aconselhável ter alguns cuidados que colocaremos nessa matéria para não ter dor de cabeça com o seu PC. Essa é uma das principais causas de problemas no computador e merece atenção e cuidados. Para começar vamos ver as duas formas da poeira entrar no seu computador.

O ar entra no computador (Frio) por entradas frontais passa por toda a parte interna (Resfriando) é e absorvido pela fonte ou por outra ventoinha extra e jogado para fora do PC (Quente).Você caro leitor deve estar se perguntando: será que é assim que a poeira entra no meu computador? É, essa é uma das 2 formas que faz com que entre poeira no seu PC porém só fica poeira no seu PC desse jeito as poeiras mais pesadas (ou seja nesse processo fica uma quantidade pequena de poeira no seu equipamento) pois o ar está circulando a todo momento o que faz com que a poeira mais leve seja expulsa pela fonte do seu computador.Mas de pouco em pouco a poeira se acumula.






























A poeira se acumula mesmo pela segunda forma  que é quando o computador está desligado pois estas ventoinhas não estão girando e por isso não tem esse fluxo de ar ( o ar entra mas não tem esse mecanismo de expulsão) o que colabora para que o vento entre (com poeira) esta se deposite no seu computador e vai depositando e vai ficando mais ou menos assim: como mostrado na figura abaixo.E essa poeira vai acumulando e danificando o equipamento por isso e bom termos cuidados.





Mas é agora que agente já sabe como entra essa poeira toda no computador como eu, usuário posso fazer para me proteger? Que bom que perguntou caro leitor essa é uma etapa muito importante que pode fazer com que seu aparelho passe muito tempo sem visitar uma assistência técnica. Fica conectado aqui no blog que vamos saber mais dessas técnicas preventivas que vão deixar seu computador mais rápido e livre (ou pelo menos em contato com menos poeira) dessa poeira que só atrapalha no seu funcionamento.

 LIMPEZA FÍSICA                                                X                                          LIMPEZA LÓGICA























Limpeza física: Essa limpa as partes do computador que você pode tocar, por exemplo, HD, Placa Mãe, Memória etc. Faz uma faxina mesmo tira as peças limpa uma por uma com pincel e com jato de ar para tirar a poeira. Esse tipo de limpeza é feita por um técnico não sendo aconselhável ser feita por um usuário (Pois para uma limpeza eficaz tem que se tirar a placa do gabinete, desconectar os cabos e às vezes lavar a placa mãe), mas se o usuário tiver conhecimento e quiser limpar por conta própria é pegar um pincel e um aspirador de pó com o aspirador tira a poeira grossa depois passa o pincel varrendo essa poeira para fora da placa e depois com o aspirador remove.A memória se limpa com aquela borracha branca  só nos contatos elétricos.

Limpeza Lógica: Essa limpeza é diferente da física pode ser feita pelo usuário, mas normalmente não é feito às vezes por causa de desconhecimento das ferramentas outra por causa do tempo do usuário que não tem para fazer essa Manutenção Preventiva vou mostrar ferramentas e como usar para fazer essa limpeza. Uma etapa dessa limpeza é a Desfragmentação ( quando os arquivos são guardados no computador por serem as vezes muito grande são gravados em mais de uma parte no HD o desfragmentador faz isso junta essas partes iguais dos arquivos).O antivírus é o anti spyware são outras ferramentas que ajudam nessa limpeza ( o antivírus ajuda a remover e detectar os vírus.O anti spyware serve para eliminar programas maliciosos). Para desfragmentar no Windows XP ,VISTA e 7 é só seguir os passos: INICIAR-TODOS OS PROGRAMAS-ACESSÓRIOS-FERRAMENTAS DO SISTEMA-DESFRAGMENTADOR DE DISCO. É bom também atualizar o antivírus e fazer um escaneamento tanto com o antivírus quanto o spyware.Outro passo é a limpeza de disco (que também pode ser feita no Windows segue os mesmo passos do desfragmentador só que em ferramenta do sistema você vai em limpeza de disco).























-Cclenear:


















Esse programa faz uma boa limpeza no seu computador com essas caixinhas ao lado você pode desmarcar o que quer ou não excluir aqui pode escolher limpar o histórico de navegação (que é os sites que você visitou), os cookies (que são arquivos que os sites guardam no seu computador como, por exemplo, as senhas dos sites que você entra) para não fazer limpeza nesse lugar e só desmarcar a caixinha com esse nome.


Glary utilities:
















Essa é outra ferramenta muito boa para fazer limpeza no seu computador e muito completa aqui na aba módulos você pode fazer uma limpeza de disco ( que apaga alguns arquivos desnecessários no seu computador), Limpeza de registro (remove itens desnecessários no sistema) outra ferramenta muito boa e na aba da esquerda ir em: otimizar e melhorar e clicar em gerenciar inicialização esses que estão marcados são os programas que estão iniciando com o Windows isso deixa a inicialização lenta, desmarque e deixe só os principais (Antivírus, programas anti-spyware).Outra ferramenta e otimizar a memória do computador.

Temos outras ferramentas que tem esse fim também mas essas são as mais usadas no mercado e as mais recomendadas por sua facilidade e suas funções.













Continua na próxima postagem.

Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Gostei do post, o CClenear é bom mas não é tão bom assim quanto parece. Eu tava tendo problemas em desinstalar alguns programas mesmo utilizando o CClenear, dei uma procurada na net e achei um programa parecido(na minha opinião melhor)chamado REVO UNINSTALLER PRO. Pena que esse programa só achei a versão teste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente o CClenear é usado para usuários simples mas em alguma funções ele não é tão bom inclusive desinstalar programas tem desinstaladores melhores no mercado.Brigado pelo comentário que bom que gostou,volte sempre.

      Excluir
  2. eeeee.... colocou a foto!!!
    Primeiramente gostaria de dizer que estou gostando do seu blog porque apresenta conteúdos interessantes e linguagem de fácil acesso!!!
    Fiquei com dúvida na desfragmentação... então, gostaria de saber se o processo é demorado e se eu poderia esperar!!!

    Obrigado e sucesso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ta gostando é coloquei tava todo mundo pedindo depois coloco uma melhor.O Processo depende da quantidade de arquivos e de como eles estão fragmentados no seu computador mais não demora muito não em média e você pode fazer outras coisas enquanto isso.

      De nada espero sempre ter sua participação e comentários.

      Excluir